Pousada

Início

»

Pousada

»

Projetos

Projetos

Projeto arquitetônico desenvolvido por Pablo J. Vailatti, arquiteto da PJV Arquitetura, e sócio - fundador da Pousada Pedra da Ilha.

Buscamos uma arquitetura muito simples. O edifício dos apartamentos foi projetado em 2 pavimentos e construído em alvenaria estrutural aproveitando a repetição das plantas baixas, enquanto a casa existente foi reformada e transformada em área social da pousada.

O local é de extrema beleza. Com acesso direto a praia e ao mar, o lugar é marcado pelo horizonte e pelas ilhas a sua frente, por uma grande encosta do seu lado direito e um canal que divide a cidade do outro. Sabemos então o que o projeto deverá evidenciar.

Um grande corredor, que dá acesso aos quartos, é demarcado por uma grande colunata, feita em troncos de eucalipto, que direciona o hóspede a piscina, a praia e ao mar.

A arquitetura desta pousada procura ser aconchegante. Busca dar ao hóspede, responsável pela existência deste projeto, um local calmo, acolhedor e que lhe faça se sentir em casa.

Os materiais naturais foram os escolhidos, pisos em pedra, assoalhos em madeira, estrutura em eucalipto e coberturas em palha marcam a sua identidade visual.

Os fechamentos em vidro no salão de café e na sala de leitura buscam integrar os espaços internos com o espaço externo, este marcado pelos quiosques, pelas árvores e pelo verde.

Na última ampliação foi projetado um grande vazio, formatado apartir da implantação dos dois novos edifícios de apartamentos, resultando numa grande praça que funciona também como hall de entrada para os novos apartamentos. A qualidade espacial é a principal característica deste local, que através de sua altura de 12m, é altamente ventilado e iluminado naturalmente.

Pablo José Vailatti ? responsável pelo projeto e arquiteto titular do escritório PJV Arquitetura.

O escritório localiza-se na cidade de Penha ? SC, em frente a pousada desta reportagem.