A importância de cuidar da Terra

cuidados-com-a-terra
abr19

A importância de cuidar da Terra

Blog 3 comments

Cuidados com a Terra

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa e está mortalmente ferido, em ruínas, transformado em lata de lixo.

O dia Mundial da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson em 22 de abril de 1970, após convocar o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição.

De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.

O dia foi adotado internacionalmente em 1990, e desde então é festejado a cada 22 de abril em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

A data refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.

Representa também a luta em defesa do meio ambiente, de modo a promover a reflexão sobre a importância do planeta, a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

No meio científico não restam dúvidas quanto à veracidade das mudanças climáticas e do aquecimento global.

Além disso, são resultados das atividades humanas.

Indústrias com processos cada vez mais amplos, sistemas de produção que surgem diariamente para atender as demandas de bens, utilização de maquinaria, tal qual o carro para transporte de forma literalmente desenfreada, e tudo que possa potencialmente poluir a atmosfera têm culpa expressiva no aquecimento global.

Os resultados são catastróficos e cada vez mais fica em evidência.

Calotas polares estão sumindo graças ao aquecimento global, derretendo de forma irreversível, tendo como consequência o aumento dos níveis do oceano.

Além disso, o aquecimento global também tem suas consequências para a vida humana, provocando altas taxas de temperatura que poderão até mesmo levar ao óbito.

Sendo então uma verdade incontestável, a obra do ser humano tem responsabilidade direta no aquecimento global e todos os males que isso pode causar.

Sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos e eles devem ser explorados de forma sustentável no qual devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

Ainda temos tempo de evitar que esta situação fique cada vez pior.

Para isso devemos nos conscientizar e adotar hábitos mais saudáveis, por mais simples que sejam, estaremos ajudando a evitar uma catástrofe que pode ser irreversível,mesmo que infelizmente muitos ainda neguem qualquer relação dos atos da humanidade com as ameaças climáticas.

Para evitar o aquecimento global enquanto um caminho certo não é definido, há certos consensos encontrados que podem ajudar a diminuir as ameaças climáticas como o aquecimento global.

Medidas públicas, como leis que determinem taxas máximas de carbono ou outros poluentes que a indústria possa produzir leis de incentivo a processos menos industrializados e danosos ao meio ambiente, conscientização das pessoas a respeito de meios de transporte mais saudáveis e menos agressivos à natureza, entre outros.

Lembre-se que essas ações de conscientização fazem a diferença para o planeta Terra e podem ser discutidas em escolas e empresas.

Portanto, não deixe esse dia passar despercebido.

 

Responder
18 de junho de 2018 at 16:58

Oi gente gostei muito do seu website,vou acompanhar mais vezes as novidades. Abraços

    Responder
    19 de junho de 2018 at 12:53

    Que bom que gostou Pedro.
    Aguardamos você mais vezes por aqui.

Responder
2 de abril de 2019 at 06:05

Thanks, it is very informative

Deixe uma resposta